quinta-feira, 24 de maio de 2012

Relatoria - 24/05/2012


Relatoria – Reunião 24/05/2012
Pauta: Elaboração do Estatuto do CA

Apesar do cancelamento de algumas aulas e da chuva, conseguimos reunir um número satisfatório de pessoas e avançar bastante na discussão sobre o estatuto:

Focamos a reunião no pensamento de um novo estatuto, que supra nossas necessidades e corresponda aos princípios discutidos anteriormente. Baseados no estatuto do Diretório Acadêmico de Ciências Sociais, que é fundamentado no sistema de autogestão e tem ideais semelhantes aos nossos, pertinentes a toda nossa elaboração.

Os principais tópicos levantados no projeto do estatuto foram:
·       Todos os membros tem igual poder de representação, a estrutura é horizontal e democrática, havendo apenas distinções mínimas para o favorecimento do trabalho do CA, mas estas serão rotativas e decididas através do consenso.

·       Os membros poderão se agrupar em “comissões” (para tratar de assuntos específicos) ou se tornar “membros delegados” (eleitos consensualmente para representação do grupo em casos pontuais). Comissões e delegados serão eleitos de acordo com a demanda e tempo necessário. Mas, ainda assim, todos têm o mesmo poder de voz.

·       Não haverá número mínimo de pessoas para a tomada de decisões em reuniões comuns, mas um mínimo de divulgação (blog do ca, facebook, grupos das turmas...) e tempo para a realização dessas reuniões (3 dias), obrigatoriamente. Reuniões comuns poderão ser convocadas por qualquer membro em qualquer ocasião, desde que se obedeça às normas de divulgação e tempo mínimo para sua realização.

·       Assuntos de maior dimensão para o curso (como alteração no estatuto, por exemplo) irão requerer maior tempo de divulgação e alguns trâmites diferentes (será necessária uma reunião para convocar a assembleia estatuinte e sistema de votação). Semestralmente haverá uma assembleia-geral, de autoavaliação, retrospectiva e etc.

Como nem todos estavam presentes, alguns pontos podem ficar confusos, mas vamos deixá-los o mais claro e simples possível quando formos escrever o estatuto. Mais especificações serão feitas e ele ficará pronto até a manhã de domingo aqui no blog para exibição e divulgação, aberto a sugestões, críticas e discordâncias. O estatuto ficará por uma semana no blog, até que as questões surgidas sejam resolvidas. Caso necessário, pode haver outra reunião para decidir acerca dele. Depois de chegar a um resultado definitivo, começaremos o recolhimento de assinaturas pra legitimação do CA. O tempo ainda não está determinado, mas estipulamos uma semana. Todos que assinarem devem reconhecer os princípios do CA, seu processo de elaboração e aceitar tal modelo de representação. O mínimo de assinaturas para a legitimação do da será de 50%+1. 

Encontramos com Heitor, que falou a respeito do Coordenação do curso e tal. Ele se mostrou bastante interessado na representação estudantil nas reuniões do colegiado, e disse ser favorável à representação exclusiva de jornalismo. Mas isso ainda precisa ser mais bem conversado.

Ata de presença


Nenhum comentário:

Postar um comentário